Hipotireoidismo gera ganho de peso?

A falta de hormônios tireoidianos (hipotireoidismo) é popularmente considerada como uma causa de aumento de peso e até mesmo de obesidade.

Mas será que isso realmente é verdade? E caso seja, até que ponto o hipotireoidismo colabora com o aumento do peso?

Para começar a responder a essa pergunta, quero apresentar um estudo que avaliou o gasto calórico diário de indivíduos com hipotireoidismo antes e um ano após o tratamento com levotiroxina. Através da análise com calorimetria indireta, o estudo encontrou um aumento médio do gasto energético em 215 kcal/24h nos indivíduos tratados, o que, teoricamente, representaria um aumento de quase 9 quilos por ano.

Entretanto, ao analisar a composição corporal pré e pós 1 ano de tratamento, os pesquisadores observaram uma perda média de 4,3 kg, sendo que, para a surpresa de todos, a maior parte desse peso não foi de gordura, mas sim de retenção líquida, possivelmente explicada pela correção do mixedema presente nos pacientes com hipotireoidismo.

Diante disso, vemos que na prática, apesar do hipotireoidismo diminuir o gasto calórico diário, está associado a um aumento relativamente discreto do peso.

Para entender de forma mais adequada o papel do hipotireoidismo no aumento do peso, devemos analisar se os indivíduos com hipotireoidismo, tratados adequadamente, apresentariam alterações em seu peso.

Para responder a essa pergunta, uma ótima forma é avaliarmos se os pacientes que realizaram uma tireoidectomia total apresentaram alterações em seu peso após o tratamento. Para isso, quero apresentar um estudo retrospectivo que avaliou a variação do peso de 107 pacientes que realizaram tireoidectomia total e realizavam reposição de hormônio tireoidiano para alcançar um estado eutireoideo.

Após a avaliação dos pesquisadores, ficou evidenciado que pacientes que realizaram tireoidectomia total, portanto, com hipotireoidismo, não apresentaram alterações significativas em seu peso quando tratados de forma adequada após um ano de tratamento.

Em conclusão, embora o hipotireoidismo possa diminuir o gasto calórico diário, ele não é uma causa direta de obesidade, podendo causar um discreto aumento do peso, especialmente devido a retenção de líquidos.

E você, já sabia do papel do hipotireoidismo na alteração do peso? Comenta aqui o que achou do conteúdo!⁣

Referências

doi: 10.1111/ans.14421

doi:10.1210/jc.2010-1521

Share:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Conheça mais posts