Desvendando a verdade sobre a suplementação com nitrato: benefícios, riscos e como utilizar de forma segura
A suplementação com nitrato tem sido cada vez mais estudada como um possível benefício para atletas e praticantes de exercícios físicos em geral.
O nitrato é um composto presente em vegetais, como espinafre e beterraba, e é convertido em óxido nítrico no organismo. O óxido nítrico é um gás que ajuda a dilatar os vasos sanguíneos, melhorando a circulação e aumentando o fluxo de oxigênio para os músculos.
No post de hoje, vou te contar o que os estudos com a suplementação com nitrato vem descobrindo, contar um pouco sobre quais são os maior benefícios, e como utilizar essa substância.
Como a suplementação de nitrato atua em nosso corpo?
Inicialmente, devemos entender que o nitrato é um composto químico naturalmente encontrado em diversos alimentos, como em vegetais folhosos (couve, alface e espinafre), e especialmente na beterraba. No organismo, o nitrato é convertido em óxido nítrico, uma substância que desempenha papéis vitais em nossa fisiologia.
O óxido nítrico, resultante do metabolismo do nitrato, atua como vasodilatador, influenciando a função muscular ao regular o fluxo sanguíneo, contratilidade muscular, glicose, cálcio, homeostase e até mesmo biogênese mitocondrial. Diante dessa complexa atuação, o aumento dos níveis de óxido nítrico nos tecidos e circulação periférica melhora o transporte e captação de oxigênio pelos músculos, aumentando o desempenho durante o exercício.
Como resultado, a suplementação de nitrato pode melhorar a eficiência do sistema cardiovascular, aumentando a capacidade de exercício, o tempo até a exaustão e a distância percorrida, reduzindo o “custo” de oxigênio durante o esporte. Diante disso, a sua suplementação beneficia especialmente modalidades que demandam resistência, como corrida, ciclismo e alguns esportes em grupo, como futebol, por exemplo.